quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Filmes que todo engenheiro deveria ver

Publicado:06/11/14

Alguns filmes que engenheiros deveriam assistir são:














O clássico e premiado filme de 1957 conta a história de prisioneiros britânicos que, durante a Segunda Guerra Mundial, são obrigados a construir uma ponte para passagem de trens sobre o Rio Kwai na Tailândia. Com grandes lições para engenheiros, principalmente civis, a indicação é do professor do curso de especialização em gestão de projetos da Fundação Vanzolini, Ricardo Buonanni.“O filme é uma lição sobre liderança. De como encontrar caminhos para motivar pessoas, mesmo nas situações mais adversas e tendo que realizar um projeto com poucos recursos e com prazo muito apertado”, diz Buonanni.





Considerado pelos críticos como uma das grandes obras primas do cinema, o filme produzido e dirigido por Stanley Kubrik é, segundo o coordenador do curso de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia, Éverson Denis, e os professores João Carlos Lopes Fernandes e Sergio Ribeiro Augusto, do Instituto Mauá de Tecnologia, interessante para quem deseja seguir esta especialidade. “O filme lida com elementos de tecnologia, tais como efeitos de projeção frontal, técnicas de fotografia Slit-scan e inteligência artificial”, ressaltam professores.



O filme que narra a história verídica da missão Apollo 13, da NASA, traz, segundo Dario Rais Lopes, professor da Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e assessor especial do Grupo Ecorodovias, a essência da engenharia, com aplicação dos conceitos da física, o trabalho em equipe, a criatividade a construção do novo e a sua reconstrução em circunstâncias emergenciais. “Foi o filme que mais me tocou como engenheiro. A cena da construção do filtro de ar adaptado do módulo de comando para o módulo lunar, feito pelos engenheiros na NASA, mas só com os materiais que havia na nave, para que os astronautas pudessem reproduzir, é um dos exemplos mais bonitos da prática da engenharia”, diz Lopes ressaltando que um bom engenheiro sabe descontar a pieguice a dramaticidade do filme.



O filme mostra como o co-fundador da Apple, Steve Jobs, e o co-fundador da Microsoft, Bill Gates, mudaram o jeito de as pessoas viverem e se comunicarem com a criação das duas maiores empresas de informática do mundo e seus sistemas operacionais. De acordo com os professores do Instituto Mauá de Tecnologia, o filme utiliza conceitos importantes para engenharia de empreendedorismo – administração, economia e gestão de negócios- para telecomunicações – engenharia eletrônica – para sistemas operacionais , design de sistemas e produto e também para programação – engenharia de computação.



O documentário discute software livre, GNU/Linux, Unix e a cultura hacker, temas muitos presentes nos cursos de engenharia da computação, de acordo com os professores do Instituto Mauá de Tecnologia.

Fonte:http://blogdopetcivil.com/2013/04/10/19-filmes-que-todo-engenheiro-deveria-ver/


Nenhum comentário:

Postar um comentário